A ORIGEM DO DIA DOS PAIS
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Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade.
O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países, Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !
Olá queridas amigas e educadoras! Em uma das vezes que entrei na internet, encontrei essas sugestões para trabalhar com a educação infantil. Achei esse post no blog Pedagógiccos.
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Sugestões de atividades para a
Educação Infantil
Matemática
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
1. Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;
2. Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;
3. Brincadeira de amarelinha;
4. Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
5. Utilizar o calendário da sala.
6. Trabalhar com Bingo;
7. Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;
8. Atividade com amarelinha;
9. Trabalhar com quebra-cabeça;
10.Utilização de tampinhas de garrafas
11.Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
12.Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
13.A dança da cadeira..
14.Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)
15.Marcar o tempo utilizando o calendário;
16.Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
17.Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
18.Ler os números, compará-los e ordená-los;
19.Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;
20.Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
21.Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeraçãode páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possamparticipar;
22.Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura,número do sapato, etc.).
23.Dominó de números e gravuras;
24.Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
25.Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...
GRANDEZAS E MEDIDAS
1. Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
2. Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
3. Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
4. Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
5. Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.
6. Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.
7. Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;
8. Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);
9. Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;
10.Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;
11.Contar no calendário os dias da semana, do mês.
12.Simular ida às compras;
13.Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;
14.Jogos
ESPAÇO E FORMA
1. Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto paraas crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadoramedia a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);
2. Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
3. Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;
4. Trabalhar com blocos lógicos;
5. Construção de cata-vento com as crianças;
6. Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
7. Construção de um dado com as crianças.
8. Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;
9. Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
10.Circuito;
11.Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada
Formação Pessoal e Social
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
1. Rodinha (relatos cotidianos)
2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
3. Combinados
4. Bingo
5. Quebra- cabeças
6. Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
7. Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
8. Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
9. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
10.Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
11.Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora
12.Massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor.
13.Dramatizações
14.Brincadeiras em grupo
15.Troca de brinquedos
16.Jogos com bola
17.Simulação do cotidiano doméstico
18.Pular corda com um pé só, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
19.Atividades em grupo
20.Distribuição de lanche
21.Ajudar o colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho.
22.Trabalhar com painéis ilustrativos
23.Vídeos
24.Dar banho em bonecos explicando a importância da higiene corporal
25.Trabalhar faz-de-conta na hora do banho
26.Conversar sobre os cheiros
27.Visita a museus
28.Atividades com representação de bairros e cultura local
29.Painéis
30.Pesquisa na comunidade
31.Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia
32.Fazer um painel com gravuras referentes ao tema
33.Vídeo educativo
34.Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
35.Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro
36.Utilizando os órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro
37.Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, “Por que não se deve sentar em qualquer vaso sanitário?” etc.
38.Construir com os alunos regras para mantermos o sanitário sempre limpo
Natureza e Sociedade
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
1. Brincadeira de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
2. Atividades no cantinho da história;
3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
4. Teatro.
5. Trabalhar com as manifestações culturais da comunidade.
6. Investigar qual o morador mais antigo do bairro;
7. Entrevista com as pessoas mais velhas do bairro para saber as modificações ocorridas com o tempo;
8. Organizar uma exposição com fotos da comunidade;
9. Propor às crianças que procurem nas suas casas e com vizinhos, fotos que retratem a construção de algum prédio da comunidade( escola, igreja, etc), comparar as fotos com o que eles vêem hoje.;
10.Fazer um passeio pela comunidade.
11.Investigar se existe alguma associação de bairro na comunidade em que vive;
12.Pesquisar as profissões das pessoas da família, da escola e algumas pessoas importantes da comunidade, identificando o papel que cada uma exerce;
13.Propor que as crianças tragam de casa recorte de jornal e revistas com personalidades como: prefeito, governador, vereador, etc;
14.Visitar locais onde se desenvolve a cultura no seu bairro( teatro, praças,etc);
15.Fazer um cartão postal com desenho de locais e monumentos do bairro que ele ache importante;
16.Fazer cartazes com gravuras do patrimônio cultural da cidade em que vive;
17.Construir uma maquete do local eleito pela turma como o mais importante patrimônio cultural, utilizando materiais diversos.
18.Idas ao teatro;
19.Vídeos com apresentação de grupos culturais das diversas regiões do país;
20.Propor pesquisa em jornal e revistas de diferentes tipos de manifestação cultural;
21.Visitar os centros culturais da cidade.
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
1. Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local;
2. Fazer um passeio com os alunos na própria comunidade para ser observadas a vegetação, construções e demais paisagens presentes no local;
3. Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;
4. Trabalhar com a confecção de maquetes simples, explorando os itens citados na habilidade;
5. Fazer algumas perguntas estimulando a criticidade dos educando como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?
6. Conversar com as crianças utilizando fotos, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
7. Convidar, para falar com os alunos, um morador antigo da comunidade que testemunhou as transformações pelas quais as paisagens do lugar já passaram;
8. Visitar museus;
9. Conversar com os alunos sobre a ida ao museu.
10.Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
11.Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
12.Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
13.Arrumar o parque depois que utilizá-lo
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
1. Fazer atividades com dobraduras;
2. Confeccionar instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
3. Confecção de painéis com as crianças;
4. Fazer massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
5. Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
6. Exposição de materiais antigos para o educador fazer as mediações pertinentes;
7. Pesquisar em revistas objetos antigos para confecção de painéis para serem trabalhadas as suas características;
8. Produzir com materiais de sucatas algum objeto antigo;
9. Conhecer locais que guardam informações, como: biblioteca, museus etc.
10.Trabalhar com a observação direta para obtenção de dados e informações;
11.Com o auxílio de um espelho mostrar para as crianças um objeto refletido;
12.Construir com as crianças um Rádio utilizando materiais de sucatas para trabalhar o som;
13.Utilizando um aparelho de som mostrar para as crianças o seu funcionamento.
14.Cuidar dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de acidentes e a sua conservação.
15.Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
16.Trabalhar com combinados;
17.Solicitar que os alunos sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
18.Construção de uma historinha;
SERES VIVOS
1. Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que têm em casa;
2. Levar duas gravuras de seres vivos distintos para os alunos analisarem suas semelhanças e diferenças;
3. O professor deve fazer alguns questionamentos, como: “Os animais compartilham os mesmos espaços que a gente”?, “Quais são esses animais”?
4. A professora pode solicitar aos alunos que durante o trajeto da escola para casa observem na natureza os animais encontrados no caminho.
5. No dia seguinte fazer a socialização.
6. Cultivo de plantas em pequenos vasos na sala ou uma horta no espaço externo da escola;
7. Diariamente fazer a manutenção desse cultivo: molhando e retirando as folhagens secas;
8. Na rodinha perguntar aos educandos quem têm animal em casa e como cuidam para que eles não fiquem doentes. A professora depois das falas deverá fazer as devidas interferências.
9. Passar para os alunos a importância em cuidarmos dos vegetais e animais utilizando como recursos: histórias, teatrinho etc.
10.Solicitar para os alunos gravuras sobre a fauna e a flora. Fazer a socialização; Construção de um mural coletivo;
11.Escolher alguma espécie da fauna e flora brasileira e mundial. Fazer o levantamento prévio e depois fazer mediações condizentes com a idade das crianças.
12.Falar com as crianças sobre a importância da preservação da vida e do ambiente;
13.Elaborar um teatro ca participação das crianças sobre a preservação da vida e do ambiente;
14.Mostrar gravuras para as crianças de como ficam o nosso ambiente quando não cuidamos dele.
15.Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
16.Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
17.A professora coloca creme dental na sua escova, enquanto as crianças tentam fazer o mesmo com suas, depois é só fazer a escovação.
18.Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
19.Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete.
FENÔMENOS DA NATUREZA
1. A professora deve fazer questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças;
2. Sair para um passeio na região próxima a escola após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem;
3. Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas;
4. Trazer, para os conhecimentos dos alunos, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc.
5. Experimentar os deslocamentos pela atuação de forças fazendo cabo-de-guerra;
6. Trabalhar com as diferentes fontes de luz (lâmpada, sol, lanternas, vela);
7. Levar os alunos para área externa para que observem os fenômenos da natureza;
8. Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO
1. O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
2. Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
3. Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
4. Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
5. Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
6. Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
7. Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
8. Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
9. Trabalhar com cantigas de roda;
10.Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
11.Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
12.Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
13.Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
14.Banho de mangueira;
15.Atividades com objetos de pesos variados;
16.Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
17.Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
18.Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
19.Atividade livre na área da escola;
20.Atividade de comando com música;
21.Atividades de transpor obstáculos;
22.Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
23.Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
24.Lançar aros pequenos no ar;
25.Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
26.Bater no balão com diferentes partes do corpo
MÚSICA
1. Entoar sons e canções em diferentes alturas;
2. Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
3. Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
4. Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
5. Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
6. Jogos musicais;
7. Criação de pequenas canções;
8. Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
9. A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
10.Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
11.Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
12.Brincar de mímica tendo como tema uma música;
13.Dançar interpretando a letra de uma música.
14.Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
15.O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
16.Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
17.Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
18.Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
19.Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
20.Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
21.O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
ARTES VISUAIS
1. Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
2. Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
3. Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
4. Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
5. Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
6. Desenhar auto-retrato;
7. Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
8. Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
9. Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
10.Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
11.Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
12.Ilustrar um livro.
13.Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
14.Brincar de desenhar numa caixa de areia grande;
15.Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes.
16.Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
17.Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala;
18.Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
19.Guardar e organizar a sala.
20.Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
21.Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula.
22.Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
23.Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
24.Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
25.Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
26.Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
27.Apresentar as crianças diversas esculturas.
28.Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
29.Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
30.Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
31.Comentar sobre os resultados dos trabalhos.
32.Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
33.Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
34.Observar o próprio corpo diante do espelho.
35.Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
36.Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
37.Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
Linguagem Oral e Escrita
FALAR E ESCUTAR
1. Relato do final de semana na Rodinha
2. Reconto de historinhas
3. Faz-de-conta
4. Transmitir recados
5. Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
6. Dramatizações
7. Conversas
8. Exposições de idéia durante a rodinha
9. Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
10.Brincadeira livre
11.Conversas informais com os colegas
12.Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
13.Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
14.Interação com a professora e funcionários
15.Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
16.Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
17.Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
18.No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
19.Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
20.No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
21.No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
22.Através de desenhos fazer recontos de histórias
23.Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
24.Realização de jogo musical
25.Brincar de Mímica
26.Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
1. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
3. Conto e reconto
4. Faz-de-conta
5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
10.Adivinhas
11.Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
12.Trabalhar com receitas
13.Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
14.Mostrar o nome e ler
15.Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
16.Pedir para que cada criança pegue seu cartão
17.Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
18.Bingo e dominó dos nomes
19.Atividades no cantinho da leitura
20.Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
21.Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
22.Criar projetos de leitura
23.Dramatizações simples
24.O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
25.Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
3. Confecção do jornalzinho coletivo;
4. Confecção de murais
5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
10.Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
11.Troca de atividades;
12.Fazer exposição com a produção dos alunos;
13.Produzir murais em conjunto;
14.Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
15.Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
16.Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
17.Trabalhar com imagens e pequenos textos;
18.Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
19.Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
20.Trabalhar com índice e paginação;
21.Identificar no dinheiro as letras e números;
22.Dominó de letras e números;
23.Placas de veículos.
24.Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
1. Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;
2. Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;
3. Brincadeira de amarelinha;
4. Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
5. Utilizar o calendário da sala.
6. Trabalhar com Bingo;
7. Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;
8. Atividade com amarelinha;
9. Trabalhar com quebra-cabeça;
10.Utilização de tampinhas de garrafas
11.Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
12.Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
13.A dança da cadeira..
14.Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)
15.Marcar o tempo utilizando o calendário;
16.Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
17.Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
18.Ler os números, compará-los e ordená-los;
19.Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;
20.Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
21.Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeraçãode páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possamparticipar;
22.Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura,número do sapato, etc.).
23.Dominó de números e gravuras;
24.Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
25.Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...
GRANDEZAS E MEDIDAS
1. Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
2. Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
3. Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
4. Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
5. Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.
6. Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.
7. Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;
8. Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);
9. Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;
10.Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;
11.Contar no calendário os dias da semana, do mês.
12.Simular ida às compras;
13.Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;
14.Jogos
ESPAÇO E FORMA
1. Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto paraas crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadoramedia a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);
2. Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
3. Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;
4. Trabalhar com blocos lógicos;
5. Construção de cata-vento com as crianças;
6. Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
7. Construção de um dado com as crianças.
8. Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;
9. Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
10.Circuito;
11.Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada
Formação Pessoal e Social
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
1. Rodinha (relatos cotidianos)
2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
3. Combinados
4. Bingo
5. Quebra- cabeças
6. Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
7. Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
8. Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
9. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
10.Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
11.Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora
12.Massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor.
13.Dramatizações
14.Brincadeiras em grupo
15.Troca de brinquedos
16.Jogos com bola
17.Simulação do cotidiano doméstico
18.Pular corda com um pé só, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
19.Atividades em grupo
20.Distribuição de lanche
21.Ajudar o colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho.
22.Trabalhar com painéis ilustrativos
23.Vídeos
24.Dar banho em bonecos explicando a importância da higiene corporal
25.Trabalhar faz-de-conta na hora do banho
26.Conversar sobre os cheiros
27.Visita a museus
28.Atividades com representação de bairros e cultura local
29.Painéis
30.Pesquisa na comunidade
31.Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia
32.Fazer um painel com gravuras referentes ao tema
33.Vídeo educativo
34.Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
35.Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro
36.Utilizando os órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro
37.Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, “Por que não se deve sentar em qualquer vaso sanitário?” etc.
38.Construir com os alunos regras para mantermos o sanitário sempre limpo
Natureza e Sociedade
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR
1. Brincadeira de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
2. Atividades no cantinho da história;
3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
4. Teatro.
5. Trabalhar com as manifestações culturais da comunidade.
6. Investigar qual o morador mais antigo do bairro;
7. Entrevista com as pessoas mais velhas do bairro para saber as modificações ocorridas com o tempo;
8. Organizar uma exposição com fotos da comunidade;
9. Propor às crianças que procurem nas suas casas e com vizinhos, fotos que retratem a construção de algum prédio da comunidade( escola, igreja, etc), comparar as fotos com o que eles vêem hoje.;
10.Fazer um passeio pela comunidade.
11.Investigar se existe alguma associação de bairro na comunidade em que vive;
12.Pesquisar as profissões das pessoas da família, da escola e algumas pessoas importantes da comunidade, identificando o papel que cada uma exerce;
13.Propor que as crianças tragam de casa recorte de jornal e revistas com personalidades como: prefeito, governador, vereador, etc;
14.Visitar locais onde se desenvolve a cultura no seu bairro( teatro, praças,etc);
15.Fazer um cartão postal com desenho de locais e monumentos do bairro que ele ache importante;
16.Fazer cartazes com gravuras do patrimônio cultural da cidade em que vive;
17.Construir uma maquete do local eleito pela turma como o mais importante patrimônio cultural, utilizando materiais diversos.
18.Idas ao teatro;
19.Vídeos com apresentação de grupos culturais das diversas regiões do país;
20.Propor pesquisa em jornal e revistas de diferentes tipos de manifestação cultural;
21.Visitar os centros culturais da cidade.
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
1. Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local;
2. Fazer um passeio com os alunos na própria comunidade para ser observadas a vegetação, construções e demais paisagens presentes no local;
3. Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;
4. Trabalhar com a confecção de maquetes simples, explorando os itens citados na habilidade;
5. Fazer algumas perguntas estimulando a criticidade dos educando como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?
6. Conversar com as crianças utilizando fotos, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
7. Convidar, para falar com os alunos, um morador antigo da comunidade que testemunhou as transformações pelas quais as paisagens do lugar já passaram;
8. Visitar museus;
9. Conversar com os alunos sobre a ida ao museu.
10.Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
11.Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
12.Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
13.Arrumar o parque depois que utilizá-lo
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
1. Fazer atividades com dobraduras;
2. Confeccionar instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
3. Confecção de painéis com as crianças;
4. Fazer massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
5. Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
6. Exposição de materiais antigos para o educador fazer as mediações pertinentes;
7. Pesquisar em revistas objetos antigos para confecção de painéis para serem trabalhadas as suas características;
8. Produzir com materiais de sucatas algum objeto antigo;
9. Conhecer locais que guardam informações, como: biblioteca, museus etc.
10.Trabalhar com a observação direta para obtenção de dados e informações;
11.Com o auxílio de um espelho mostrar para as crianças um objeto refletido;
12.Construir com as crianças um Rádio utilizando materiais de sucatas para trabalhar o som;
13.Utilizando um aparelho de som mostrar para as crianças o seu funcionamento.
14.Cuidar dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de acidentes e a sua conservação.
15.Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
16.Trabalhar com combinados;
17.Solicitar que os alunos sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
18.Construção de uma historinha;
SERES VIVOS
1. Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que têm em casa;
2. Levar duas gravuras de seres vivos distintos para os alunos analisarem suas semelhanças e diferenças;
3. O professor deve fazer alguns questionamentos, como: “Os animais compartilham os mesmos espaços que a gente”?, “Quais são esses animais”?
4. A professora pode solicitar aos alunos que durante o trajeto da escola para casa observem na natureza os animais encontrados no caminho.
5. No dia seguinte fazer a socialização.
6. Cultivo de plantas em pequenos vasos na sala ou uma horta no espaço externo da escola;
7. Diariamente fazer a manutenção desse cultivo: molhando e retirando as folhagens secas;
8. Na rodinha perguntar aos educandos quem têm animal em casa e como cuidam para que eles não fiquem doentes. A professora depois das falas deverá fazer as devidas interferências.
9. Passar para os alunos a importância em cuidarmos dos vegetais e animais utilizando como recursos: histórias, teatrinho etc.
10.Solicitar para os alunos gravuras sobre a fauna e a flora. Fazer a socialização; Construção de um mural coletivo;
11.Escolher alguma espécie da fauna e flora brasileira e mundial. Fazer o levantamento prévio e depois fazer mediações condizentes com a idade das crianças.
12.Falar com as crianças sobre a importância da preservação da vida e do ambiente;
13.Elaborar um teatro ca participação das crianças sobre a preservação da vida e do ambiente;
14.Mostrar gravuras para as crianças de como ficam o nosso ambiente quando não cuidamos dele.
15.Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
16.Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
17.A professora coloca creme dental na sua escova, enquanto as crianças tentam fazer o mesmo com suas, depois é só fazer a escovação.
18.Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
19.Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete.
FENÔMENOS DA NATUREZA
1. A professora deve fazer questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças;
2. Sair para um passeio na região próxima a escola após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem;
3. Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas;
4. Trazer, para os conhecimentos dos alunos, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc.
5. Experimentar os deslocamentos pela atuação de forças fazendo cabo-de-guerra;
6. Trabalhar com as diferentes fontes de luz (lâmpada, sol, lanternas, vela);
7. Levar os alunos para área externa para que observem os fenômenos da natureza;
8. Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO
1. O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
2. Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
3. Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
4. Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
5. Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
6. Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
7. Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
8. Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
9. Trabalhar com cantigas de roda;
10.Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
11.Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
12.Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
13.Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
14.Banho de mangueira;
15.Atividades com objetos de pesos variados;
16.Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
17.Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
18.Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
19.Atividade livre na área da escola;
20.Atividade de comando com música;
21.Atividades de transpor obstáculos;
22.Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
23.Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
24.Lançar aros pequenos no ar;
25.Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
26.Bater no balão com diferentes partes do corpo
MÚSICA
1. Entoar sons e canções em diferentes alturas;
2. Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
3. Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
4. Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
5. Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
6. Jogos musicais;
7. Criação de pequenas canções;
8. Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
9. A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
10.Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
11.Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
12.Brincar de mímica tendo como tema uma música;
13.Dançar interpretando a letra de uma música.
14.Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
15.O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
16.Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
17.Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
18.Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
19.Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
20.Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
21.O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
ARTES VISUAIS
1. Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
2. Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
3. Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
4. Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
5. Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
6. Desenhar auto-retrato;
7. Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
8. Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
9. Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
10.Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
11.Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
12.Ilustrar um livro.
13.Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
14.Brincar de desenhar numa caixa de areia grande;
15.Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes.
16.Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
17.Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala;
18.Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
19.Guardar e organizar a sala.
20.Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
21.Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula.
22.Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
23.Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
24.Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
25.Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
26.Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
27.Apresentar as crianças diversas esculturas.
28.Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
29.Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
30.Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
31.Comentar sobre os resultados dos trabalhos.
32.Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
33.Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
34.Observar o próprio corpo diante do espelho.
35.Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
36.Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
37.Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
Linguagem Oral e Escrita
FALAR E ESCUTAR
1. Relato do final de semana na Rodinha
2. Reconto de historinhas
3. Faz-de-conta
4. Transmitir recados
5. Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
6. Dramatizações
7. Conversas
8. Exposições de idéia durante a rodinha
9. Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
10.Brincadeira livre
11.Conversas informais com os colegas
12.Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
13.Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
14.Interação com a professora e funcionários
15.Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
16.Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
17.Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
18.No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
19.Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
20.No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
21.No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
22.Através de desenhos fazer recontos de histórias
23.Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
24.Realização de jogo musical
25.Brincar de Mímica
26.Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
1. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
3. Conto e reconto
4. Faz-de-conta
5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
10.Adivinhas
11.Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
12.Trabalhar com receitas
13.Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
14.Mostrar o nome e ler
15.Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
16.Pedir para que cada criança pegue seu cartão
17.Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
18.Bingo e dominó dos nomes
19.Atividades no cantinho da leitura
20.Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
21.Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
22.Criar projetos de leitura
23.Dramatizações simples
24.O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
25.Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
3. Confecção do jornalzinho coletivo;
4. Confecção de murais
5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
10.Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
11.Troca de atividades;
12.Fazer exposição com a produção dos alunos;
13.Produzir murais em conjunto;
14.Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
15.Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
16.Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
17.Trabalhar com imagens e pequenos textos;
18.Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
19.Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
20.Trabalhar com índice e paginação;
21.Identificar no dinheiro as letras e números;
22.Dominó de letras e números;
23.Placas de veículos.
24.Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP